Veronica Policarpo

Verónica Polícarpo

Conferência Plenária I
As crianças e os animais: uma relação complicada?
***
Verónica Policarpo é socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de Investigação focam-se atualmente no estudo das relações entre humanos e animais, vg. na construção de práticas e relações afetivas entre espécies. Explora os modos como estas relações e práticas contribuem para desafiar as barreiras inter-espécies e assim redefinir o continuum humano-animal. Presentemente, e desde Outubro de 2018, coordena o projeto CLAN – Amizades entre Crianças e Animais: desafiando fronteiras entre humanos e não humanos nas sociedades contemporâneas (PTDC/SOC 28415/2017), no ICS-ULisboa, que explora, entre outras dimensões, a construção de práticas afetivas entre crianças e animais de companhia. É membro dos Grupos de Investigação LIFE (Percursos de Vida e Desigualdades) e ATS (Ambiente, Território e Sociedade); e coordenadora do "Animal Wonder - Reading Group on Human-Animal Studies@ICS-ULisboa".

JG__foto

João Graça

Conferência Plenária I
Animais - Todos diferentes, todos iguais?
***
João Graça é doutorado em Psicologia (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 2016) e é atualmente Investigador de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP). O seu principal interesse de investigação incide nas transições para hábitos de consumo mais saudáveis e sustentáveis, com foco principal na promoção de uma alimentação de maior base vegetal. Também está interessado em compreender as dinâmicas de exploração/proteção dos humanos, não-humanos, e do meio ambiente, na ótica da psicologia.



carlos_abilio

Carlos Costa e Abílo Leite

Conferência Plenária II
Intervenções Assistidas por Animais (IAA) no processo de desenvolvimento comunitário

***
Carlos Costa é animador Sociocultural na Associação de melhoramento Pró-Outeiro, Instrutor de cães de assistência da Ânimas, criador de Golden Retriever do afixo "Lioncrosier" e dupla de intervenções assistidas com a cadela Zara.
***
Abílio Leite é Engenheiro Agrónomo com Mestrado em Administração Pública, é secretário da Ânimas, instrutor de cães de assistência da Ânimas, Educador canino na "Happy Dogs Happier Families" e dupla de intervenções assistidas com a cadela Bléqui
***
ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social

Parcerias