Projeto de inovação no ensino e aprendizagem das ciências e da matemática

Project for higher education innovation in science and mathematics

Testemunhos de estudantes

Atividades práticas para o Ensino Básico

Dinossauros

Exploração espacial

Narrativas Juvenis

Sismologia

Ciclos

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1775’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1775 .items’).fadeIn(); });
“Jogo das Sombras”

O recurso, intitulado “O Jogo das Sombras”, consiste num jogo didático, a fim de apoiar à consolidação, por parte das crianças, dos conceitos abordados em aula. Trata-se de um jogo desenvolvido em Scratch que permite a abordagem ao fenómeno das sombras.

CreativeLab_Sci&Math | MAD Rocket _ Atividades sobre exploração espacial 5 – 10 anos

jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1775 = []; }) jQuery(document).ready(function($){ accordion_1775 = $(“#accordions-1775 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, beforeActivate: function(event, ui) { if (ui.newHeader[0]) { var currHeader = ui.newHeader; var currContent = currHeader.next(“.ui-accordion-content”); } else { var currHeader = ui.oldHeader; var currContent = currHeader.next(“.ui-accordion-content”); } var isPanelSelected = currHeader.attr(“aria-selected”) == “true”; currHeader.toggleClass(“ui-corner-all”,isPanelSelected).toggleClass(“accordion-header-active ui-state-active ui-corner-top”,!isPanelSelected).attr(“aria-selected”,((!isPanelSelected).toString())); currHeader.children(“.ui-icon”).toggleClass(“ui-icon-triangle-1-e”,isPanelSelected).toggleClass(“ui-icon-triangle-1-s”,!isPanelSelected); currContent.toggleClass(“accordion-content-active”,!isPanelSelected) if (isPanelSelected) { currContent.slideUp(); } else { currContent.slideDown(); } return false; }, }); })

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1406’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1406 .items’).fadeIn(); });
CreativeLab_Sci&Math | MAD Rocket _ Atividades sobre exploração espacial 5 – 10 anos
CreativeLab_SciMath A Medida do Sistema Solar | Estudo do Meio e Matemática

CreativeLab_SciMath Mão Biónica | Estudo do Meio e Matemática

Sai da concha e investiga caracois | Estudo do Meio

O Pitchuko charmoso | Recurso Digital

Ciências em tempo de Natal | Introdução às Ciências

De onde vem a água da chuva | Introdução às Ciências

Brincando com Astronomia | Introdução às Ciências

Porosidade dos solos | Estudo do Meio

Como funciona o balancé? | Estudo do Meio

Investigar as pegadas dos animais | Estudo do Meio

jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1406 = []; }) jQuery(document).ready(function($){ accordion_1406 = $(“#accordions-1406 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, }); })

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1414’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1414 .items’).fadeIn(); });
O que é o efeito de estufa | Introdução às Ciências | 5º ano

Atividade outdoor em Chãos-Alcobertas I Ciências Naturais | 5.º ano

jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1414 = []; }) jQuery(document).ready(function($){ accordion_1414 = $(“#accordions-1414 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, }); })

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1416’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1416 .items’).fadeIn(); });
MAD Rocket | À conquista do espaço 13-15 anos | Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática | 7.º, 8.º e 9. anos
Sismos e construções humanas | Ciências Naturais | 7º ano
Sismo em Arraiolos | Ciências Naturais | 7º ano
Entrevista a Octávio Mateus | Ciências Naturais | 7º ano
Algar do Pena | Ciências Naturais | 7º ano
Investigação Criminal nas Aulas de Físico-Química | 7º ano
Investigar um problema denso | Física | 7º ano
Crise vulcânica | Ciências Naturais | 7.º ano
A amazónia em perigo | Ciências Naturais | 8.º ano
jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1416 = []; }) jQuery(document).ready(function($){ accordion_1416 = $(“#accordions-1416 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, }); })

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1419’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1419 .items’).fadeIn(); });
Predação no Jurássico
Tectónica de Placas | Geologia | 12º ano
Bad plastics – Oceanos livres de plástico: Participar na mudança | Biologia | 12º Ano
jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1419 = []; }) jQuery(document).ready(function($){ accordion_1419 = $(“#accordions-1419 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, }); })

jQuery(window).load(function(){ jQuery(‘#accordions-lazy-1442’).fadeOut(); jQuery(‘#accordions-1442 .items’).fadeIn(); });
Investigar as pegadas dos animais

Percursos em Chãos – Alcobertas

jQuery(document).ready(function($){accordions_active_index_1442 = {“1568817278856”:0}; }) { “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “FAQPage”, “mainEntity”: [{ "@type": "Question", "name": "Investigar as pegadas dos animais", "acceptedAnswer":{ "@type": "Answer", "text": "" } },{ "@type": "Question", "name": "Percursos em Chãos – Alcobertas", "acceptedAnswer":{ "@type": "Answer", "text": "" } }] } jQuery(document).ready(function($){ accordion_1442 = $(“#accordions-1442 .items”).accordion({ event: “click”, collapsible:true, heightStyle: “content”, animate: (“swing”, 1000), navigation: true, active: 999, }); })



O co-teaching é uma estratégia de ensino na qual dois ou mais professores planificam, implementam e avaliam atividades para o mesmo grupo de estudantes, partilhando a sala de aula.
Caso pretenda obter mais informações sobre estas atividades entre em contacto connosco. 

A medida do tempo geológico

Lesson Study

Estatísticas da Alimentação

Estatísticas da frequência cardíaca

Estatísticas da capacidade pulmonar

Exoplanetas

Comemoração do Dia Internacional da Matemática – 14 março 2020 | Exploração espacial no CreativeLab_Sci&Math

IEMC – 2019

Dia Nacional da Cultura Científica_2019

Dia Nacional da Cultura Científica_2018

Dia Nacional da Cultura Científica_2017

Branco, N., & Cavadas, B. (2020) | Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico
Quadrante
Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica que integra artigos de investigação centrados no ensino e aprendizagem da matemática e na formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino. A revista pretende contribuir para o debate entre a pluralidade de paradigmas e linhas de pensamento que atravessam a investigação em educação matemática, abrangendo aspetos curriculares, didáticos, sociais, culturais e históricos. Publica artigos científicos assentes em estudos empíricos e artigos de reflexão teórica, em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
quadrante.apm.pt
Linhares, E., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., Cavadas, B., Martins, M. C., & Correia, M. (2019) | CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education
CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education Journal of the Comenius Association, 28, 23-25. 
Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019) | Rede curricular interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências
Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019) | Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar
Educação e Matemática, 154 (Editorial). Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar
Cavadas, B., Correia, M., Mestrinho, N., & Santos, R. (2019). CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics
Linhares, E., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., Cavadas, B., Martins, M. C., & Correia, M. (2019) | CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education.
Journal de l’association comenius journal of thecomenius association Nº 28 – september-  2019. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf
Correia, M., & Cavadas, B. (2019) | As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores
As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 143-159.
Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2018) | Relato de uma atividade interdisciplinar em matemática e ciências sobre hereditariedade, seleção sexual e probabilidades
In J. B. Lopes, J. P. Cravino & C. Costa (Eds.), Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia. Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (pp. 73-84). Vila Real: UTAD.
Cavadas, B., Mestrinho, N. (2018) | Innovation in Teacher Education
An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics. www.mdpi.com CreativeLab_Sci&Math is a project set by the Department of Mathematical and Natural Sciences of Polytechnic Institute of Santarém / School of Education, with the purpose of promoting innovative teaching of science and mathematics, involving students in interdisciplinary activities that connect content and processes of knowledge from both areas, using inquiry-based learning and the 6E teaching model.
Cavadas, B., Linhares, E., Correia, M., Mestrinho, N. & Santos, R. (2018) | CreativeLab_Sci& Math | A project for Higher Education Innovation in Science and Mathematics
Póster presented in  IAPHE_2018 | Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable, 27th september 2018, at University of Aveiro, Portugal. Retrieved from http://repositorio.ipsantarem. pt/handle/10400.15/2320
Mestrinho N., Cavadas B. (2018) | Corrida no Jurássico
Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2018) | A medida do tempo geológico
A medida do tempo geológico. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R. Cruz, Educação em Ciências em múltiplos contextos – Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológico (pp. 358 – 366). Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. http://hdl.handle.net/10400.15/2160 http://hdl.handle.net/10400.15/2160
Correia, M., & Cavadas, B. (2017) | CreativeLab_Sci&Math
Teaching new ways of learning science & mathematics. Póster apresentado no SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting, que decorreu de 09 a 11 novembro 2017 na Escola Superior de Educação de Lisboa.

IPSantarém promove inovação no ensino da matemática e das ciências
“Politécnico de Santarém distinguido nos Prémios Casa das Ciências 2019”
“Professores da Escola Superior de Educação de Santarém galardoados com o Prémio de Distinção da Casa das Ciências 2018”

Conteúdo do acordeão

Contactos

 

Instituto Politécnico de Santarém/ Escola Superior de Educação
Complexo Andaluz | Apartado 131 | 2001-902 Santarém
Tel: +351 243 309 180
Bento Cavadas
bento.cavadas@ese.ipsantarem.pt | ResearchGate
Nelson Mestrinho
nelson.mestrinho@ese.ipsantarem.pt | ResearchGate

 

CTec | ESE-IPSantarém • Helena Mascarenhas
.