Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, participaram esta manhã, dia 30 de janeiro, na iniciativa “Projetos… Interações de VIDA… em Educação Inclusiva”, no Auditório da ESES – Escola Superior de Educação do IPS – Instituto Politécnico de Santarém.

Perante uma plateia cheia de alunos, docentes, patrocinadores e voluntários, Maria Potes Barbas, Coordenadora da Formação em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, apresentou os objetivos deste Projeto Inovador e Pioneiro em Educação Inclusiva, o plano do Curso e explicou a importância desta formação para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais e, consequentemente, a sua integração social, cultural e funcional, e os resultados de uma aprendizagem e formação em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho, tendo em conta que os alunos chegaram agora, ao fim do 1º semestre desta formação.

Esta apresentação contou ainda com a apresentação do primeiro impacto do curso para estes jovens com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, na perspetiva dos pais dos alunos envolvidos e dos docentes que lecionam na formação.

Outra das abordagens foi a da inserção destes jovens no mercado de trabalho, com a análise da criação de um modelo para a transferência do conhecimento adquirido para a realidade do mundo laboral e a apresentação de um modelo inovador de empresa em educação inclusiva.

A formação de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho foi o primeiro programa de formação de educação inclusiva em contexto de ensino superior a ser implementado em Portugal e replica o modelo que funciona há 12 anos, na Universidade Autónoma de Madrid devidamente adaptado à realidade portuguesa. A primeira edição teve início este ano letivo, na Escola Superior de Educação de Santarém e vai prolongar-se por dois anos letivos.

Categories: Sem categoria