COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
DO CENTRO

• Proporcionar e incentivar novas formas de relação com o saber, promovendo a utilização autónoma de diferentes fontes de informação e meios de comunicação;
• Promover e incentivar a utilização de recursos activos de aprendizagem em suportes e linguagens diversificadas;
• Promover a educação para os média;
• Zelar pela conservação e manutenção das respectivas instalações e bens;
• Garantir o apoio técnico e helpdesk às actividades de formação, ensino e investigação.

Este Centro deve desenvolver a sua actividade em articulação com os demais centros e serviços da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE – IPSantarém).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

SERVIÇOS

O Centro Tecnológico presta serviço na área da INFORMÁTICA e da MULTIMÉDIA:

INFORMÁTICA
Administração de sistema e manutenção e gestão da rede informática.
Apoio técnico de HelpDesk à comunidade escolar.
Gestão e manutenção de todo o equipamento informático.
• Gestão e manutenção do portal Sigarra, e outras plataformas digitais.

MULTIMÉDIA
Apoio técnico à realização de atividades académicas, como seminários, conferências, exposições e jornadas,  quer presencial quer online.
• Registo de vídeo e fotografia.
• Gestão e manutenção de recursos, materiais de áudio fotografia e vídeo existentes na Escola, onde se inclui o empréstimo de equipamento. (não disponível temporariamente)

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Relativamente à organização de eventos e projetos, é prática do CTec, enquanto equipa, propor, dinamizar e realizar iniciativas. Se por um lado apoiamos e integramos as equipas de outras organizações e projetos, por outro, concebemos e implementamos eventos e projetos próprios.
Destacamos o  1.º Encontro – Educação Assistida por Animais: da Investigação à Ação.

PRODUÇÃO

O CTec tem como sala base a sala 121, ao lado da qual se situa o Estúdio de Vídeo (120-A). Este espaço destina-se à produção e realização de produtos multimédia, designadamente vídeos de alta definição com diferentes finalidades e objetivos.

A ideia nasce… e o projeto é apresentado / planificado / produzido e realizado, é esta a filosofia dos espaços existentes (sala central, Régie e Estúdio).

Os projetos realizados, estão disponíveis no canal do Youtube do CTec, nas categorias de listados ou não listados.

EDIÇÃO DE IMAGEM

RÉGIE E ESTÚDIO

Reproduzir vídeo

EQUIPAMENTO

Blackmagic URSA Mini Broadcast

Duas câmeras numa só, para trabalhos de produção ou quando adicionada a um switcher, transforma-se numa câmara de estúdio ao vivo e com controle remoto e corretor de cores integrado. A URSA Broadcast é uma câmera profissional Ultra HD avançada.

ATEM - Painel de controle

ATEM Television Studio Pro 4K – switcher de produção ao vivo multifuncional inclui várias “chaves” de efeitos como por exemplo o Chroma. Multivisualização através de várias captura de fontes de imagem.

FORMAÇÃO

No âmbito da formação, o CTec, desenvolve a sua ação, na produção e realização de materiais pedagógicos/tutoriais a serem utilizados enquanto facilitadores da aprendizagem e para isso, cria produtos, por exemplo, no domínio da utilização e manuseamento de ferramentas e plataformas multimédia.

Incluem-se ainda, e no âmbito da formação, toda a informação, documentação e tutoriais disponibilizados no link do HelpDesk

O serviço de HelpDesk tem como objetivo prestar apoio técnico, procurando dar resposta às dúvidas dos utilizadores e aos problemas técnicos de utilização e configuração dos recursos informáticos. Este deve ser o elo de comunicação utilizado para esclarecimentos ou resolução de problemas.

O CTeC realiza ainda a receção, monitorização e acompanhamento de estagiários nas suas áreas de atuação, internos e ao abrigo de protocolos celebrados entre a ESE – IPSantarém e entidades externas.

NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS

Na Escola existem várias salas museu, entre as quais destacamos as salas afetas ao designado Museu das Tecnologias, projeto implementado e desenvolvido pelo Centro Tecnológico. A caracterização destes espaços prende-se com o facto de existirem equipamentos audiovisuais e informáticos em desuso, ainda em bom estado de conservação, que permitem a perceção da evolução tecnológica dos mesmos, o que permitiu a criação de três espaços dedicados à história recente de equipamentos que marcaram a introdução das tecnologias no ensino. 

A preservação do equipamento audiovisual e informático, motivado pelo seu valor intrínseco, independentemente do seu potencial comercial é um dos principais propósitos do referido museu. 

Colecionar, administrar, preservar e possibilitar o acesso ao equipamento existente são alguns dos objetivos destes espaços. 

A implementação de um projeto com estas características visa ainda possibilitar a professores, estudantes e quem nos visita um ambiente estimulante em termos de pesquisa e experimentação.  

O Museu das Tecnologias dispõe de três salas distintas, no Bloco B, 2º andar.

RÁDIO, FOTOGRAFIA E DIASCOPIA

SALA DE RÁDIO, FOTOGRAFIA E DIASCOPIA – DESENHADA COM TRÊS ÁREAS DISTINTAS:

  • Projeção, com possibilidade de serem utilizados equipamentos que vão desde os projetores de filme de 16 mm aos projetores de diapositivos passando pelo episcópio e retroprojetor;  
  • Áudio / rádio (simulação de uma régie de rádio); 
  • Fotografia nomeadamente ao equipamento existente num laboratório de fotografia a p/b (só para exposição, não se encontra preparado para utilização prática).

VÍDEO E TELEVISÃO

SALA DE VÍDEO E TELEVISÃO

  • Com   uma régie de vídeo U-maticLowBand operacional e com  um estúdio para registos de interiores.

INFORMÁTICA

SALA DE INFORMÁTICA

  • Nesta sala encontram-se instalados equipamentos atualmente obsoletos, que outrora foram utilizados nesta Escola.
    Existe também uma coleção de 
    software educativo. 
  • Dispõe ainda de uma sequência histórica em imagens sobre os intervenientes na evolução do hardware e software.

E agora, já conheces o museu das tecnologias da ESES?

Para terminar propomos este desafio…

QUEBRA CABEÇAS

Somos Equipa! CTec    |   novembro2020

HELENA MASCARENHAS  |  INÊS MATIAS  |  MARISA CORREIA  |  PERPÉTUA SILVA  |  ROSA OLIVEIRA  |  RUI LOPES