Projetos Conjuntos de Investigação Portugal/Marrocos para o biénio 2017/2018.

Posted · Add Comment
Prazo para submissão de candidaturas
De 18 de julho a 30 de setembro 2016 (17:00)

Enquadramento
Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a FCT (Portugal) e o CNRST (Marrocos)

Entidades promotoras
Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Centre National pour la Recherche Scientifique et Technique (CNRST)

Domínios científicos contemplados
Ciências da Agricultura, Ciências do Mar, Ciências da Terra e do Espaço, Ciências do Ambiente, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Engenharia, Nanociências e Nanotecnologias, Biologia, Biotecnologia, Tecnologias da Informação, Matemática, Física, Química, Património Comum (material e imaterial).

Financiamento
O financiamento destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem de investigadores portugueses a Marrocos e estadia de investigadores marroquinos em Portugal. A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório. Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas.
Os organismos executores deste Acordo procederão à respetiva avaliação e seleção. Não serão consideradas as candidaturas que não forem apresentadas simultaneamente aos organismos executores dos dois países.
A atribuição do subsídio para o 2º ano do projeto fica dependente do envio e aprovação de um relatório técnico/financeiro (ficheiro existente na página da Cooperação Bilateral da FCT), a enviar ao DRI, até ao final do mês de dezembro de 2017.

Candidaturas
As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao DRI da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.
Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as Partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de seleção, composta por elementos da FCT e do CNRST, sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.

Submissão de candidatura
A candidatura terá que ser submetida, online, através do LINK até às 17:00 do dia 30 de setembro de 2016. Antes de proceder ao preenchimento do formulário, poderá visualizar na integra e globalmente o respetivo documento em PDF AQUI
Deverá ser anexado ao formulário a declaração do responsável pela instituição/departamento na qual o candidato desenvolve trabalho, ( download da declaração ), e na última página fazer upload da mesma.