O QUE NOS MOVE, NOS IMPULSIONA EM CADA DIA, SÃO OS NOSSOS PROJETOS:

O QUE QUEREMOS FAZER, MUDAR, MELHORAR. OS NOSSOS DESEJOS, AS NOSSAS DECISÕES E AS NOSSAS METAS.

PORQUE A MISSÃO E AS METAS DO GIPE ESTÃO FOCADAS EM SI, MAS TAMBÉM…

…PORQUE ENTENDEMOS QUE O NOSSO TRABALHO NÃO SE FAZ PARA SI MAS CONSIGO

OS NOSSOS PROJETOS NECESSARIAMENTE VÃO ENVOLVER A SUA PARTICIPAÇÃO.

SE DE ALGUM MODO SE IDENTIFICA COM A NOSSA MISSÃO, CONSULTE REGULARMENTE ESTA PÁGINA, NELA PODERÁ ACOMPANHAR O NOSSO PENSAMENTO E AÇÃO, MAS SOBRETUDO LIGAR-SE A ELES

CONHECENDO,

COMUNICANDO,

PARTICIPANDO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA,

COMO DESEJAR E FOR OPORTUNO PARA SI, EM CADA MOMENTO.

ψ

Estamos a desenvolver um projeto de intervenção que visa organizar e consolidar uma rede de apoio psicológico aos estudantes, com ligação também aos estudantes do ensino secundário. Este projeto terá três dimensões de intervenção principais, e foca-se:

– na melhoria das condições e resultados de aprendizagem / formação dos estudantes,

– na atenção e resposta à diversidade e

– no cuidar dos processos de transição entre níveis / contextos de ensino e entre estes e o mundo do trabalho.

Estamos a conceber este projeto de modo colaborativo com o Psicólogo responsável do GAP (Gabinete de Apoio Psicológico) da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e com estruturas congéneres do GIPE e do GAP em outros Politécnicos e Universidades. Contamos igualmente com a consultoria da Psicóloga responsável do SAPE (Serviço de Apoio ao Estudante) do I.P.Leiria.

ψ

A inserção deste gabinete no contexto do Ensino superior, mas sobretudo o facto de valorizarmos a integração da ciência com a prática da Psicologia, justifica o entendimento de que uma dimensão importante do apoio aos estudantes também passa pelas seguintes áreas de intervenção:

Orientação e/ou co-orientação de trabalhos académicos que envolvam a área científica da Psicologia e no âmbito das competências dos elementos que integram o gabinete.

– Coordenação, colaboração e consultoria em projetos de investigação científica, criação cultural e desenvolvimento experimental ligados à missão e às áreas de intervenção do GIPE.

ψ

O GIPE desenvolveu já uma proposta de linha de investigação a integrar na UIIPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém).