• Proporcionar e incentivar novas formas de relação com o saber, promovendo a utilização autónoma de diferentes fontes de informação e meios de comunicação;
• Promover e incentivar a utilização de recursos activos de aprendizagem em suportes e linguagens diversificadas;
• Promover a educação para os média;
• Zelar pela conservação e manutenção das respectivas instalações e bens;
• Garantir o apoio técnico e helpdesk às actividades de formação, ensino e investigação.
Este Centro deve desenvolver a sua actividade em articulação com os demais centros e serviços da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE – IPSantarém).
O Centro Tecnológico presta serviço na área da INFORMÁTICA e da MULTIMÉDIA:
INFORMÁTICA
• Administração de sistema e manutenção e gestão da rede informática.
• Apoio técnico de HelpDesk à comunidade escolar.
• Gestão e manutenção de todo o equipamento informático.
• Gestão e manutenção do portal Sigarra, e outras plataformas digitais.
MULTIMÉDIA
• Apoio técnico à realização de atividades académicas, como seminários, conferências, exposições e jornadas, quer presencial quer online.
• Registo de vídeo e fotografia.
• Gestão e manutenção de recursos, materiais de áudio fotografia e vídeo existentes na Escola, onde se inclui o empréstimo de equipamento. (não disponível temporariamente)
Relativamente à organização de eventos e projetos, é prática do CTec, enquanto equipa, propor, dinamizar e realizar iniciativas. Se por um lado apoiamos e integramos as equipas de outras organizações e projetos, por outro, concebemos e implementamos eventos e projetos próprios.
Destacamos o 1.º Encontro – Educação Assistida por Animais: da Investigação à Ação.
O CTec tem como sala base a sala 121, ao lado da qual se situa o Estúdio de Vídeo (120-A). Este espaço destina-se à produção e realização de produtos multimédia, designadamente vídeos de alta definição com diferentes finalidades e objetivos.
A ideia nasce… e o projeto é apresentado / planificado / produzido e realizado, é esta a filosofia dos espaços existentes (sala central, Régie e Estúdio).
Os projetos realizados, estão disponíveis no canal do Youtube da ESES, nas categorias de listados ou não listados.
Duas câmeras numa só, para trabalhos de produção ou quando adicionada a um switcher, transforma-se numa câmara de estúdio ao vivo e com controle remoto e corretor de cores integrado. A URSA Broadcast é uma câmera profissional Ultra HD avançada.
ATEM Television Studio Pro 4K – switcher de produção ao vivo multifuncional inclui várias “chaves” de efeitos como por exemplo o Chroma. Multivisualização através de várias captura de fontes de imagem.
No âmbito da formação, o CTec, desenvolve a sua ação, na produção e realização de materiais pedagógicos/tutoriais a serem utilizados enquanto facilitadores da aprendizagem e para isso, cria produtos, por exemplo, no domínio da utilização e manuseamento de ferramentas e plataformas multimédia.
Incluem-se ainda, e no âmbito da formação, toda a informação, documentação e tutoriais disponibilizados no link do HelpDesk
O serviço de HelpDesk tem como objetivo prestar apoio técnico, procurando dar resposta às dúvidas dos utilizadores e aos problemas técnicos de utilização e configuração dos recursos informáticos. Este deve ser o elo de comunicação utilizado para esclarecimentos ou resolução de problemas.
O CTeC realiza ainda a receção, monitorização e acompanhamento de estagiários nas suas áreas de atuação, internos e ao abrigo de protocolos celebrados entre a ESE – IPSantarém e entidades externas.
Na Escola existem várias salas museu, entre as quais destacamos as salas afetas ao designado Museu das Tecnologias, projeto implementado e desenvolvido pelo Centro Tecnológico. A caracterização destes espaços prende-se com o facto de existirem equipamentos audiovisuais e informáticos em desuso, ainda em bom estado de conservação, que permitem a perceção da evolução tecnológica dos mesmos, o que permitiu a criação de três espaços dedicados à história recente de equipamentos que marcaram a introdução das tecnologias no ensino.
A preservação do equipamento audiovisual e informático, motivado pelo seu valor intrínseco, independentemente do seu potencial comercial é um dos principais propósitos do referido museu.
Colecionar, administrar, preservar e possibilitar o acesso ao equipamento existente são alguns dos objetivos destes espaços.
A implementação de um projeto com estas características visa ainda possibilitar a professores, estudantes e quem nos visita um ambiente estimulante em termos de pesquisa e experimentação.
O Museu das Tecnologias dispõe de três salas distintas, no Bloco B, 2º andar.
SALA DE RÁDIO, FOTOGRAFIA E DIASCOPIA – DESENHADA COM TRÊS ÁREAS DISTINTAS:
SALA DE VÍDEO E TELEVISÃO
SALA DE INFORMÁTICA