AEI

Projeto de inovação no ensino e aprendizagem das ciências e da matemática
Project for higher education innovation in science and mathematics

Ambientes de aprendizagem

Recursos Educativos
Ciclos
Educação Pré-escolar
O Jogo das Sombras

O recurso, intitulado “O Jogo das Sombras”, consiste num jogo didático, a fim de apoiar à consolidação, por parte das crianças, dos conceitos abordados.

CreativeLab_Sci&Math | Mad Rocket |Atividades sobre Exploração Espacial 5-10anos

1º Ciclo do Ensino Básico
CreativeLab_Sci&Math: Investigar as pegadas dos animais | Estudo do Meio

CreativeLab_Sci&Math: Os meus itinerários | Estudo do Meio

CreativeLab_Sci&Math A Medida do Sistema Solar | Estudo do Meio e Matemática
CreativeLab_Sci&Math | Mad Rocket |Atividades sobre Exploração Espacial 5-10anos

CreativeLab_Sci&Math Mão Biónica | Estudo do Meio e Matemática

Sai da concha e investiga caracóis | Estudo do Meio

O Pitchuko Charmoso | Recurso Digital

Ciências em tempo de Natal | Introdução às Ciências

De onde vem a água da chuva? | Introdução às Ciências

Bricando com Astronomia | Introdução às Ciências

Porosidade dos Solos | Estudo do Meio

Como fuciona o balancé? | Estudo do Meio

2º Ciclo do Ensino Básico
O que é o efeito de estufa | Introdução às Ciências | 5º ano

Atividade outdoor em Chãos-Alcobertas | Introdução às Ciências Naturais | 5º ano

3º Ciclo do Ensino Básico
A Amazónia em perigo | Ciências Naturais | 8º ano

O Pitchuko charmoso |Ciências Naturais, Físico-Quimíca e Matemática | 7º, 8º e 9º anos

MAD ROCKET | À Conquista do espaço 13-15 anos | Ciências Naturais, Físico-Quimíca e Matemática | 7º, 8º e 9º anos

Atividade outdoor no Geopark Naturtejo | Ciências Naturais | 7.º ano

Sismos e construções Humanas| Ciências Naturais | 7º ano

Sismos em Arraiolos | Ciências Naturais | 7º ano

Entrevista a Octávio Mateus | Ciências Naturais | 7º ano

Algar do Pena | Ciências Naturais | 7º ano

Investigação Criminal nas aulas de Físico-Química | 7º ano

Crise vulcânica | Ciências Naturais | 7º ano

Tectónica de Placas | Ciências Naturais | 7º ano

Ensino Secundário
Predação no Jurássico

Tectónica de Placas | Geologia | 12º ano

Bad plastics – Oceanos livres de plástico: participar na mudança | Biologia | 12º ano
APPs
Pitchuko

Percursos em Chãos – Alcobertas

Investigar as pegadas dos animais

Vídeos
Testemunhos de Estudantes
Educação Ambiental
Atividades práticas para o Ensino Básico
Vídeo do dia nacional da cultura científica

Puzzle Shark
Projeto do Ovo Mágico

Alterações Climáticas

Amido como Fonte de Energia Alimentar
Dinossauros
Predação no Jurássico

Predação no Jurássica
Exploração Espacial
Sci&Math Creative Lab – Protocolo Mad Rocket

Mission to Exoplanets | Looking for Water

Mission to Exoplanets | Looking for Volcanic Activity

Narrativas Juvenis
Sismologia
Co-Teaching

A medida do tempo geológico

Lesson Study

Estatísticas da alimentação

Estatísticas da frequência cardíaca

Estatísticas da capacidade pulmonar

Didática

Projetos

Eventos
Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)
Comemoração do Dia Internacional da Matemática – 14 março 2020 | Exploração espacial no CreativeLab_Sci&Math
IEMC – 2019

Dia Nacional da Cultura Científica 2018

Dia Nacional da Cultura Científica 2017

Papers
Cavadas, B., & Brito, C. (2022) | Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores
Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics.

Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Can. J. Sci. Math. Techn. Educ.

Cavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis

Cavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte,22(2), 1-14.

Cavadas, B., & Santos, R. (2022). CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação
Cavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020) | Estatísticas da frequência cardíaca

Cavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020).CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca . APEduC Revista, 1(2), 159-174.

Branco, N., & Cavadas, B. (2020) | Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico

Quadrante Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica que integra artigos de investigação centrados no ensino e aprendizagem da matemática e na formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino. A revista pretende contribuir para o debate entre a pluralidade de paradigmas e linhas de pensamento que atravessam a investigação em educação matemática, abrangendo aspetos curriculares, didáticos, sociais, culturais e históricos. Publica artigos científicos assentes em estudos empíricos e artigos de reflexão teórica, em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa. quadrante.apm.pt

Linhares, E., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., Cavadas, B., Martins, M. C., & Correia, M. (2019) | CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education

CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education Journal of the Comenius Association, 28, 23-25.

Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019) | Rede curricular interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências

Rede curricular interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8.

Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019) | Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar

Educação e Matemática, 154 (Editorial). Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar.

Cavadas, B., Correia, M., Mestrinho, N., & Santos, R. (2019). CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics
Linhares, E., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., Cavadas, B., Martins, M. C., & Correia, M. (2019) | CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education

Journal de l’association comenius journal of thecomenius association Nº 28 – september- 2019. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf.

Correia, M., & Cavadas, B. (2019) | As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores

As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 143-159.

Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2018) | Relato de uma atividade interdisciplinar em matemática e ciências sobre hereditariedade, seleção sexual e probabilidades

In J. B. Lopes, J. P. Cravino & C. Costa (Eds.), Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia. Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (pp. 73-84). Vila Real: UTAD.

Cavadas, B., Mestrinho, N. (2018) | Innovation in Teacher Education

Sciences of Polytechnic Institute of Santarém / School of Education, with the purpose of promoting innovative teaching of science and mathematics, involving students in interdisciplinary activities that connect content and processes of knowledge from both areas, using inquiry-based learning and the 6E teaching model.

Cavadas, B., Linhares, E., Correia, M., Mestrinho, N. & Santos, R. (2018) | CreativeLab_Sci& Math | A project for Higher Education Innovation in Science and Mathematics

Póster presented in IAPHE_2018 | Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable, 27th september 2018, at University of Aveiro, Portugal. Retrieved from http://repositorio.ipsantarem. pt/handle/10400.15/2320.

Mestrinho N., Cavadas B. (2018) | Corrida no Jurássico

Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2018) | A medida do tempo geológico

A medida do tempo geológico. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R. Cruz, Educação em Ciências em múltiplos contextos – Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológico (pp. 358 – 366). Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. https://hdl.handle.net/10400.15/2160.

Correia, M., & Cavadas, B. (2017) | CreativeLab_Sci&Math

Teaching new ways of learning science & mathematics. Póster apresentado no SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting, que decorreu de 09 a 11 novembro 2017 na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Notícias
Inovação no ensino da Matemática e Ciências discutido no Politécnico de Santarém
IPSantarém promove inovação no ensino da matemática e das ciências
“Politécnico de Santarém distinguido nos Prémios Casa das Ciências 2019”
“Professores da Escola Superior de Educação de Santarém galardoados com o Prémio de Distinção da Casa das Ciências 2018”
Professores

Contactos