Projeto de inovação no ensino e aprendizagem das ciências e da matemática
Project for higher education innovation in science and mathematics
Ambientes de aprendizagem
Ciclos
O recurso, intitulado “O Jogo das Sombras”, consiste num jogo didático, a fim de apoiar à consolidação, por parte das crianças, dos conceitos abordados.
Puzzle Shark
Projeto do Ovo Mágico
Alterações Climáticas
Amido como Fonte de Energia Alimentar
Predação no Jurássica
Mission to Exoplanets | Looking for Water
Mission to Exoplanets | Looking for Volcanic Activity
A medida do tempo geológico
Lesson Study
Estatísticas da alimentação
Estatísticas da frequência cardíaca
Estatísticas da capacidade pulmonar
Cavadas, B., & Brito. C. (2022). Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores. APEduC Revista, 3(2), 55-70
Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Can. J. Sci. Math. Techn. Educ.
Cavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte,22(2), 1-14.
Cavadas, B., & Santos, R. (2022). CreativeLab_Sci&Math | Um estudo na formação inicial de professores sobre estatísticas da alimentação. APEduC Revista, 3(1), 43-62.
Cavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020).CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca . APEduC Revista, 1(2), 159-174.
Quadrante Revista de Investigação em Educação Matemática é uma publicação periódica que integra artigos de investigação centrados no ensino e aprendizagem da matemática e na formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino. A revista pretende contribuir para o debate entre a pluralidade de paradigmas e linhas de pensamento que atravessam a investigação em educação matemática, abrangendo aspetos curriculares, didáticos, sociais, culturais e históricos. Publica artigos científicos assentes em estudos empíricos e artigos de reflexão teórica, em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa. quadrante.apm.pt
CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education Journal of the Comenius Association, 28, 23-25.
Rede curricular interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8.
Educação e Matemática, 154 (Editorial). Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar.
Journal de l’association comenius journal of thecomenius association Nº 28 – september- 2019. http://www.associationcomenius.org/IMG/pdf/Comenius_journal_2019-2.pdf.
As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 143-159.
In J. B. Lopes, J. P. Cravino & C. Costa (Eds.), Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia. Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (pp. 73-84). Vila Real: UTAD.
Sciences of Polytechnic Institute of Santarém / School of Education, with the purpose of promoting innovative teaching of science and mathematics, involving students in interdisciplinary activities that connect content and processes of knowledge from both areas, using inquiry-based learning and the 6E teaching model.
Póster presented in IAPHE_2018 | Innovative academic practices in higher education: How to make them more sustainable, 27th september 2018, at University of Aveiro, Portugal. Retrieved from http://repositorio.ipsantarem. pt/handle/10400.15/2320.
A medida do tempo geológico. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R. Cruz, Educação em Ciências em múltiplos contextos – Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológico (pp. 358 – 366). Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. https://hdl.handle.net/10400.15/2160.
Teaching new ways of learning science & mathematics. Póster apresentado no SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting, que decorreu de 09 a 11 novembro 2017 na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Contactos
bento.cavadas@ese.ipsantarem.pt | ResearchGate
Nelson Mestrinho
nelson.mestrinho@ese.ipsantarem.pt | ResearchGate