Foi inaugurado, dia 18 de junho de 2013, na Escola Superior de Educação de Santarém o Laboratório de fabricação de protótipos, Fab Lab eses, integrado no projeto Laboratório
Comunicacional Hipermédia co-financiado pela FEDER.

Este projeto no valor de cerca cento e vinte seis mil mil euros ganhos em concurso, existe há cerca de 5 anos e tem como público-alvo toda a comunidade escolar mas também todos osexternos que se vierem a interessar por esta matéria. Tem como equipamentos a uma fresadora de grandes dimensões, impressora 3D, máquina de corte a laser e uma máquina de corte de vinil. Estas máquinas permitem fazer cortes e objetos únicos utilizando a tecnologia multimédia de forma a passá-la para a realidade.

Segundo Jean Campiche, diretor da ESES, “Este é um projeto muito importante para a região e o país porque dinamiza a construção de vários materiais e ferramentas em três dimensões.” salientou ainda que a empresa fornecedora do equipamento (OutPlan) é de Santarém dizendo que “Vai dinamizar as empresas da região no sentido tecnológico tal como o setor da Extração de Mármore.”

Esta inauguração contou com a presença de praticamente todo o corpo docente e não docenteda ESES, Prof. Jorge Justino presidente do IPS, os coordenadores deste projeto e o stagiário de monitorização das ferramentas da Fab Labs eses, também almeirinense Nuno Ferreira.

O mesmo, confessou a O Almeirinense ao ser questionado acerca do projeto ser desenvolvido em vários cidades e vilas do distrito que ” Qualquer terra devia ter um conceito destes pois asFab Labs podem vir cada vez mais desenvolver os próprios locais e as pessoas ganham mais conhecimento acerca do mundo tecnológico.

Por O Almeirinense