Notícias

OFICINAS 2024

Neste ano de 2024 o tema principal será o 3D, desde a animação até aos acabamentos, passando pela impressão em diversos materiais, cerâmica incluído, modelação e digitalização. Mas serão abordados também os temas da Educação, 2D, Ambiente e Eletrónica. Todas as oficinas têm caráter prático e desenvolvem-se em ambiente informal com momentos de contextualização e …

Encontro Nacional de Fab Labs no Fundão

Na celebração dos 10 anos de atividade, o Fab Lab Aldeias do Xisto, no Fundão, acolhe, durante os dias 21 e 22 de setembro, um encontro nacional de FabLabs. Em discussão vai estar o futuro destes “laboratórios-oficina”, através de mesas redondas, sessões de networking e um ciclo de workshops abertos à comunidade.   Continuar a  …

Making Health Safer

Descrição Sumária do Projeto O projeto Making Health Safer visa o Incentivo ao empreendedorismo qualificado, estimulando o aparecimento de ideias inovadoras e a criação de novas empresas, produtos e serviços com base na fabricação digital com potencial de negócio pós Covid: na vertente digital, soluções de prevenção de saúde, novas plataformas de comércio e serviços, …

Já estão abertas as inscrições para o Fab Academy 2022!

O Fab Academy é um programa intensivo de 5 meses que ensina os alunos a imaginar, projetar e a prototipar usando ferramentas e máquinas de fabricação digital. É uma experiência de aprendizagem multidisciplinar e prática que capacita alunos em todo o mundo a aprender fazendo e a tornarem-se participantes ativos em futuros mais sustentáveis. Os …

Abrantes | Pão de medronho vence a 4ª edição do prémio Food Fab Lab

O pão de medronho venceu a 4ª Edição do Prémio Food Fab Lab, referente a 2020. Os vencedores foram anunciados esta sexta-feira 16 de julho no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes. O hambúrguer super proteico conquistou o prémio Inovação, os cogumelos shitake desidratados venceram o prémio …

Associação entrega equipamentos de proteção a 31 instituições de Santarém

A Associação Mais Santarém – Intervenção Cívica (MS-IC) já entregou, em duas fases distintas, um total de 500 viseiras e 30 mil luvas de latex destinadas a equipar os profissionais de 31 instituições do concelho de Santarém. Em comunicado, a associação agradece aos seus associados e amigos a resposta dada à iniciativa de recolha de …

IP Santarém produz viseiras de protecção, apoia com profissionais de saúde e disponibiliza residências

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) promoveu várias iniciativas de apoio aos profissionais e às unidades de saúde da região. O IPS está a produzir de viseiras de protecção, disponibilizou de residências os profissionais e mobilizou docentes da área da saúde para dar apoio. A FABLAB da Escola Superior de Educação de Santarém está a …

FABLAB Santarém recria medalha do centenário do Correio do Ribatejo

Os quadros entregues aos homenageados na noite da gala de aniversário do Correio do Ribatejo, entre os dizeres e nomeações próprias da distinção, incluíram uma medalha, réplica da medalha do centenário do Jornal, assinalado a 9 de Abril de 1991.Tal só foi possível graças ao trabalho e equipamentos do FABLAB da Escola Superior de Educação …

FabLab da Escola Superior de Educação com novo coordenador

Inaugurado a 18 de junho de 2013, o FabLab da ESE-IPSantarém tem, desde o passado dia 8 de Novembro, como novo coordenador o Eng. José Maurício Dias. José Maurício Dias é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Ciências de Educação – Informática Educacional pela Universidade Católica e Doutor em Educação – …

FABLAB SANTARÉM ensina a construir impressora 3D

O FABLAB SANTARÉM em parceria com a BEEVERYCREATIVE, irá dinamizar no dia 16 de Julho, o workshop “Constrói a tua própria impressora 3D”. Neste workshop os participantes terão a oportunidade de aprender a construir passo a passo uma impressora 3D fornecida, bem como saber como funciona, como ajustá-la e como usá-la. No final do dia, …

Maker Faire Lisbon

A Maker Faire Lisbon é o maior espetáculo de mostras tecnológicas, inovadoras e criativas do mundo, que promove a partilha de conhecimentos e experiência de entusiastas, artesãos, mecânicos, cientistas, entre outros. Este, irá acontecerá durante os dias 25 e 26 de Junho de 2016 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Um dos pontos mais interessantes da Maker …

Workshops inéditos no Fablab de Santarém

Construir um carro que segue a luz e um fantasminha colorido são os temas do “Torna-te um Inventor”, um workshop inovador que vai decorrer no Fablab da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) no próximo dia 7 de maio. O workshop dedicado à construção de um veículo que não só adora a luz, como …