Comunicação e atendimento ao cliente
DESIGNAÇÃO:
Comunicação e atendimento ao cliente
NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
Ano:
1º e 2º
COMPETÊNCIAS:
C 2.- Capacidade de apresentar e defender, oralmente e / ou por escrito, questões ou questões relacionadas ao seu trabalho.
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o qual pode permitir o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem necessárias para o desenvolvimento de novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 4.- Capacidade de uso como TIC em diferentes áreas da atividade.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 8.- Capacidade de adquirir e manifestar-se como emocionais e sociais para o sucesso e a capacidade de trabalho com sucesso em equipes multiprofissionais.
C – Capacidade de Seguir e de Planejar de Trabalho em Tarefas Relacionadas
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• (C2), (C3), (C5) e (C9).
• Representação de diferentes grupos sociais através da técnica de role-playing para editores de diferentes tipos de comunicação (C2), (C3), (C5) e (C9).
• Técnicas de serviço ao cliente / usuário, adaptando-se a cada caso e analisando os protocolos de qualidade e imagem corporativa ou institucional para realizar as atividades relacionadas. (C2), (C5), (C9).
• Estratégias e técnicas de comunicação, adaptando-se aos padrões que são transmitidos, ao propósito e às características dos destinatários, para garantir o cumprimento dos processos de comunicação. (C2), (C8) e (C9).
Desenvolvimento de ações sociais e de comunicação na comunicação oral e escrita. (C2), (C4) e (C9)
• Preparação e pesquisa de indivíduos e coletivas. (C2), (C3)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
O sistema de formação e a escrita não passa, essencialmente, pelo método de avaliação contínua. O aluno deve ser capaz de:
- Desenvolver tarefas semanais;
- Produção de conteúdo digital (Apresentações; Documentos de texto; etc);
- Expor ideias de forma clara;
- Argumentar e discutir sobre o tema “Comunicação e Atendimento a Cliente”.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
TEMA 1: COMUNICAÇÃO
- O processo de comunicação
- Comunicação verbal
- Comunicação não-verbal
- Estilos comunicativos
- assertivo
- passivo
- agressivo
- outros estilos
- Barreiras e escoras comunicativas
- Escuta Ativa
TEMA 2: UMA COMUNICAÇÃO DIGITAL
- O processo de comunicação digital
- Ferramentas de comunicação a distância
- Diferentes formas de comunicação digitalmente
- Plataformas digitais de comunicação
TEMA 3: EMPRESARIAL DE CONTEXTO
- As profissões
- Os sectores económicos (primário, secundário e terciário)
- Uma imagem profissional
- Representações de diversas profissões
- A exploração do “ser” profissional
TEMA 4: REALIZAÇÃO DE TAREFAS FORA E DENTRO DO CENTRO
- Recado
- Registo de mensagens e incidências.
- Interpretação exata das instruções recebidas.
- Comunicação interpessoal efetividade em contextos de trabalho.
- Notificação.
- Normas básicas de educação.
TEMA 5: ATENDIMENTO TELEFÓNICO
- Princípios para comunicar ao telefone
- Tipologia de clientes e sua relação com a prestação de serviços
- Realização de encomendas telefónicas
- Tipos de chamadas
- Técnicas
- Retribuição de chamadas
- Anotar e dar recados
- Técnicas para deixar mensagens de voz.