DESIGNAÇÃO:
Desenvolvimento de Competências Motoras I
NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
ANO:
1º
COMPETÊNCIAS:
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 9.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
C 11.- Capacidade de adquirir uma vida saudável e compromissos relacionados ao cuidado do meio ambiente em diferentes ambientes.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Percepção e ajuste das diferentes partes do corpo e suas possibilidades de mobilização. Identificação e uso de situações que provocam a manifestação de gestos e expressividade corporal que denotam emoções e sentimentos em diferentes situações e momentos, tanto individuais como compartilhados. (C5, C9)
• Participação em contextos de prática de atividades físicas e esportivas, ajustando suas possibilidades de realização e envolvimento nas diferentes situações geradas pelos diferentes profissionais envolvidos. (C3, C5, C6, C9)
• Conhecimento e adaptação de diferentes métodos e sistemas de treinamento relacionados a atividades físicas e esportivas que lhes permitem ajustar suas características pessoais e orientadas para os cuidados de saúde. (C3, C5, C11)
• Participação e envolvimento total nas atividades físicas e esportivas de que consiste o programa, melhorando seus comportamentos motores e sua qualidade de vida pelo respeito de si mesmos, seus pares e o meio ambiente em que essas atividades são realizadas. (C3, C5, C6, C9, C11).
• Participação em conferências e seminários relacionados ao cuidado do corpo e mente e com envolvimento direto nos debates que são gerados. (C3, C5, C6, C9, C11).
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 40%
– Avaliação contínua: 60%
– Exame final: 0%
– Total: 100%
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Bloco 1: Habilidades perceptivo-motor: esquema corporal, estruturação espacial e temporal. Da mesma forma, a ênfase será colocada na lateralidade e na coordenação. Em geral, ele começará a partir de atividades e jogos em diferentes espaços e pode incluir meios aquáticos no final do bloco dependendo das capacidades iniciais. (8 horas)
Bloco 2: Atividades artísticas expressivas. (4 horas)
Bloco 3: Atividades em ambientes próximos e no ambiente natural: orientação (4 horas)
Bloco 4: Iniciação desportiva: de acordo com as necessidades do grupo, determina suas especificações, através de vários desportos, para por em prática as habilidades trabalhadas anteriormente. (8 horas)
Bloco 5: Atividade física e saúde: orientada para métodos de treino simples e de funcionalidade, usando aplicativos móveis e outras tecnologias fáceis de usar, dependendo do nível, progresso e necessidade inicial. Como o corpo estudantil é um coletivo adulto, a autonomia será trabalhada para alcançar objetivos individuais.
NOTA: Cinco blocos de conteúdo serão realizados que variam e se ajustam ao nível inicial dos alunos e sua progressão durante o curso. Da mesma forma, o número de horas de cada bloco pode variar de acordo com as necessidades do grupo que serão observadas durante as reuniões com a equipe pedagógica e a observação do coordenador do assunto nas sessões iniciais.