DESIGNAÇÃO
Desenvolvimento de Competências Motoras II

NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5

CARÁTER:
obrigatório

ANO:

COMPETÊNCIAS:
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 9.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
C 11.- Capacidade de adquirir uma vida saudável e compromissos relacionados ao cuidado do meio ambiente em diferentes ambientes.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Percepção e ajuste das diferentes partes do corpo e suas possibilidades de mobilização. Identificação e uso de situações que provocam a manifestação de gestos e expressividade corporal que denotam emoções e sentimentos em diferentes situações e momentos, tanto individuais como compartilhados. (C5, C9)
• Participação em contextos de prática de atividades físicas e esportivas, ajustando suas possibilidades de realização e envolvimento nas diferentes situações geradas pelos diferentes profissionais envolvidos. (C3, C5, C6, C9)
• Conhecimento e adaptação de diferentes métodos e sistemas de treinamento relacionados a atividades físicas e esportivas que lhes permitem ajustar suas características pessoais e orientadas para os cuidados de saúde. (C3, C5, C11)
• Participação no curso anual de Mindfulness, ministrado na Faculdade de Formação de Professores e Educação para professores e alunos. (C3, C5, C6, C9, C11).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 40%
– Avaliação contínua: 60%
– Exame final: 0%
– Total: 100%

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Bloco 1: habilidades perceptivo-motor: estruturação espacial e temporal e a relação entre ambos. Atividades e jogos em espaços diferentes podem incluir água no final do bloco dependendo das capacidades iniciais.

Bloco 2: atividades artístico-expressivas

Bloco 3: Atividades em ambientes específicos no ambiente natural: orientação

Bloco 4: Iniciação esportiva: esportes individuais e em equipe trabalhando habilidades específicas em colaboração e oposição.

Bloco 5: atividade física e saúde: métodos de treinamento usando aplicações móveis e outras tecnologias amigáveis. A autonomia será trabalhada para atingir metas individuais.