Desenvolvimento de valores
DESIGNAÇÃO:
COMPETÊNCIAS:
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 8.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Gestão da informação (busca, seleção e integração) através de debates ou reflexão em torno de imagens, frases, notícias, leituras, shorts ou filmes, a fim de desenvolver o pensamento crítico e a conscientização sobre os valores éticos do nosso ambiente.(C 5)
• Preparação de cartões de aprendizagem individuais ou grupais, bem como a realização de situações reais ou fictícias, que ajudem a resolver conflitos, trabalho em equipe e tomada de decisões. (C 6, C 9)
• Atividades de teste e autoconsciência, autoconsciência e autocrítica. (C 3, C 5)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
Participação na aula: 20%
Avaliação contínua: 70%
Exame final: 10%
Total: 100%
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
TEMA 2 – RESPONSABILIDADE E LIBERDADE
2.1. Compreensão e reflexão sobre o conceito de responsabilidade.
2.2. Descoberta da relação entre responsabilidade e compromisso
2.3. Avaliar e prever as consequências de seus próprios atos.
2.4. Reflexão e expansão do conceito de liberdade.
2.5. Análise da liberdade no mundo de hoje: direitos e deveres.
2.6. Consciência da necessidade de coerência entre o próprio pensamento e as ações realizadas, bem como as conseqüências que derivam delas.
TEMA 3 – COEXISTÊNCIA E DIÁLOGO
3.1. Definição do conceito de convivência, bem como compreensão, apreciação e apreciação de diferentes modos de pensar ou viver.
3.2. Conhecimento dos valores que favorecem uma boa convivência: sinceridade, veracidade, confiança, paciência, diálogo e amizade.
3.3. Aprofundar certos direitos universais relacionados à coexistência e ao diálogo, trabalhando em torno das notícias atuais.
TEMA 4 – VOLUNTARIADO: VOLUNTARIEDADE, SOLIDARIEDADE, AÇÃO E ORGANIZAÇÃO
4.1. Descoberta e compreensão dos 4 eixos fundamentais do voluntariado.
4.2. Conhecimento e análise do conceito de “consciência social”.