Desenvolvimento de valores

DESIGNAÇÃO:

Desenvolvimento de valores


NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):

5


CARÁTER:

obrigatório


ANO:

1º e 2º

COMPETÊNCIAS:

C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 8.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:

• Gestão da informação (busca, seleção e integração) através de debates ou reflexão em torno de imagens, frases, notícias, leituras, shorts ou filmes, a fim de desenvolver o pensamento crítico e a conscientização sobre os valores éticos do nosso ambiente.(C 5)
• Preparação de cartões de aprendizagem individuais ou grupais, bem como a realização de situações reais ou fictícias, que ajudem a resolver conflitos, trabalho em equipe e tomada de decisões. (C 6, C 9)
• Atividades de teste e autoconsciência, autoconsciência e autocrítica. (C 3, C 5)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:

Participação na aula: 20%
Avaliação contínua: 70%
Exame final: 10%
Total: 100%

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:


TEMA 1 – O QUE É UM VALOR
1.1. Conhecimento de si mesmo e das pessoas do meio ambiente (egocentrismo, empatia …).
1.2. Compreender o conceito de “valor”.
1.3. Descoberta e identificação dos diferentes tipos de valores:
1.3.1. Valores pessoais
1.3.2. Valores morais
1.3.3. Valores universais
1.4. Procure por desenvolvimento pessoal e maturidade (comportamentos para adultos).
1.5. Descoberta, análise e documentação sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

TEMA 2 – RESPONSABILIDADE E LIBERDADE
2.1. Compreensão e reflexão sobre o conceito de responsabilidade.
2.2. Descoberta da relação entre responsabilidade e compromisso
2.3. Avaliar e prever as consequências de seus próprios atos.
2.4. Reflexão e expansão do conceito de liberdade.
2.5. Análise da liberdade no mundo de hoje: direitos e deveres.
2.6. Consciência da necessidade de coerência entre o próprio pensamento e as ações realizadas, bem como as conseqüências que derivam delas.

TEMA 3 – COEXISTÊNCIA E DIÁLOGO
3.1. Definição do conceito de convivência, bem como compreensão, apreciação e apreciação de diferentes modos de pensar ou viver.
3.2. Conhecimento dos valores que favorecem uma boa convivência: sinceridade, veracidade, confiança, paciência, diálogo e amizade.
3.3. Aprofundar certos direitos universais relacionados à coexistência e ao diálogo, trabalhando em torno das notícias atuais.

TEMA 4 – VOLUNTARIADO: VOLUNTARIEDADE, SOLIDARIEDADE, AÇÃO E ORGANIZAÇÃO
4.1. Descoberta e compreensão dos 4 eixos fundamentais do voluntariado.
4.2. Conhecimento e análise do conceito de “consciência social”.