DESIGNAÇÃO:
Desenvolvimento Emocional I
NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
ANO:
1º
COMPETÊNCIAS:
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 9.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
C 11.- Capacidade de adquirir uma vida saudável e compromissos relacionados ao cuidado do meio ambiente em diferentes ambientes.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Identificação de emoções, em diferentes situações e momentos, através da análise de experiências pessoais, leituras de narrações, interpretação de papéis e visualização de shorts e filmes. (C3, C5, C9)
• Participação em sessões para identificar emoções com os alunos. Ensino. (C3, C5, C9)
• Aquisição do hábito de introspecção através da escrita diária do “caderno emocional”, que reflete as emoções sentidas ao realizar, durante o dia, as diferentes atividades. (C6, C9)
• Participação em debates sobre aprendizagem emocional. (C3, C5, C9).
• Participação nos grupos de “aprendizagem emocional cooperativa” com os alunos do 4º ano da Educação Primária. (C3, C5, C6, C9, C11)
• Participação nos grupos “leitura dialógica” com os alunos do 1º e 4º da Educação Primária. (C3, C5, C6, C9, C11).
• Participação em conferências e seminários relacionados ao cuidado do corpo e da mente. (C3, C5, C6, C9, C11).
• Participação no curso anual de Mindfulness, ministrado na Faculdade de Formação de Professores e Educação para professores e alunos. (C3, C5, C6, C9, C11).
ACÇÕES DE COORDENAÇÃO: SIM
• O sujeito precisa estar em contato permanente com todos os professores do curso para conhecer o nível de generalização das competências emocionais adquiridas nos diferentes ambientes nos quais os alunos se desenvolvem.
• Participação e participação nas reuniões semanais da Equipe Psicopedagógica.
• Reuniões regulares com os pais ou responsáveis dos alunos para conhecer o nível de generalização no ambiente familiar.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 40%
– Avaliação contínua: 60%
Total: 100%
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
TEMA 1: EMOCAÇÕES E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1.1.- Conceito de emoção.
1.2.- Utilidade das emoções
1.3.- Conceito de inteligência emocional.
TEMA 2: DESENVOLVIMENTO DA INTROSPECÇÃO
2.1.- Olhamos para dentro
2.2.- Identificamos emoções.
2.3.- Como nos sentimos “aqui e agora”?
2.4.- Como as emoções nos falam?
TEMA 3: A EXPRESSÃO DAS EMOCAÇÕES
3.1.- O idioma das emoções
3.2.- A intensidade das emoções.
3.4.- Língua não verbal.
3.5.- Idioma verbal.
TEMA 4: PENSAMENTO, EMOCAÇÃO E CONDUTA
4.1.- Pensamento, emoção, comportamento, amigos ou inimigos?
4.2.- Emoções e o corpo.
4.3.- Primeiro a emoção, então o pensamento.
TEMA 5: TIPOS DE EMOÇÕES
5.1.- Identificação de emoções em situações sociais.
5.2.- Emoções que temos de manifestar.
5.3.- Autocontrole.