DESIGNAÇÃO
Desenvolvimento Emocional II

NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5

CARÁTER:
obrigatório

ANO:

COMPETÊNCIAS:
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 5.- Capacidade de regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade de desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais.
C 9.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
C 11.- Capacidade de adquirir uma vida saudável e compromissos relacionados ao cuidado do meio ambiente em diferentes ambientes.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Identificação de emoções, em diferentes situações e momentos, através da análise de experiências pessoais, leituras de narrações, interpretação de papéis e visualização de shorts e filmes. (C3, C5, C9)
• Participação em sessões para identificar emoções com os alunos do Mestrado em Artes, Qualidade e Melhoria da Educação e Psicopedagogia (UCM). (C3, C5, C9)
• Desenvolvimento do hábito de introspecção através da participação em Comunidades de Aprendizagem Emocional, que reflete as emoções sentidas ao realizar, durante o dia, as diferentes atividades. (C6, C9)
• Participação em debates sobre aprendizagem emocional. (C3, C5, C9).
• Participação nos grupos de “aprendizagem emocional cooperativa” com os alunos do 4º ano da Educação Primária. (C3, C5, C6, C9, C11)
• Participação em conferências e seminários relacionados ao cuidado do corpo e da mente. (C3, C5, C6, C9, C11).
• Participação no curso anual de Mindfulness, ministrado na Faculdade de Formação de Professores e Educação para professores e alunos. (C3, C5, C6, C9, C11).

ACÇÕES DE COORDENAÇÃO: SIM
• O sujeito precisa estar em contato permanente com todos os professores do curso para conhecer o nível de generalização das competências emocionais adquiridas nos diferentes ambientes nos quais os alunos se desenvolvem.
• Coordenação com os diferentes locais de prática para conhecer o grau de controle emocional que os alunos colocam em prática (Departamentos, Rectorship, Bibliotecas, Serviços da Praça Principal, Livraria, Escola Infantil).
• Coordenação com o Escritório de Ação de Solidariedade para conhecer seu nível de envolvimento em atividades de voluntariado e as habilidades de gerenciamento emocional que eles colocam em prática.
• Participação e participação nas reuniões semanais da Equipe Psicopedagógica.
• Reuniões periódicas com os pais ou responsáveis ​​dos alunos para conhecer o nível de generalização das competências emocionais adquiridas no ambiente familiar.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 40%
– Avaliação contínua: 60%
– Exame final: 0%
– Total: 100%

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
BLOQUE DE CONTEÚDO I: CONTROLE EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
1.1.- Empathy and solidarity
1.2 Inveja e rivalidade
1.3.- Raiva e violência
1.4.- Preocupação e otimismo
1.5.- Felicidade e bem-estar

BLOQUE DO CONTEÚDO II: RELAÇÕES INTERPERSONAL
2.1.- Esperança
2.2.- A solidão
2.3.- Medos
2.4.- Auto-estima
2.5.- Amizade
2.6.- relações de casal