DESIGNAÇÃO:
Introdução a Conceitos de Aprendizagem

NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5

CARÁTER:
obrigatório

ANO:

COMPETÊNCIAS:
C.2: Capacidade de apresentar e defender, oralmente e / ou por escrito, questões ou questões relacionadas ao seu trabalho.
C.3: Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior autonomia.
C.4: Capacidade de usar as TIC adequadamente em diferentes áreas da atividade profissional.
C.10: Capacidade de seguir e estabelecer sequências de trabalho em tarefas relacionadas ao gerenciamento e administração.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
Ao longo do curso, realizam-se diferentes atividades de treinamento voltadas para a aquisição de competências e conteúdos propostos no assunto:
• Uso de diferentes aplicativos e páginas da web. (C4)
• Elaboração de exercícios e casos práticos. (C3, C4, C2)
• Trabalho grupal e apresentações orais. (C3, C4, C2)
• Análise crítica de textos literários. (C3)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 20%
– Avaliação contínua: 70%
– Exame final: 10%
– Total: 100%

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
TEMA 1: Atenção
1.1. Conceito
1.2. Tipos de cuidados
1.3. Alterações de atenção
1.4. Importância dos cuidados no local de trabalho
1.5. Técnicas para melhorar os cuidados

Tópico 2: Memória
2.1. Memória operacional
2.2. Memória episódica
2.3. Memória semântica
2.4. Memória processual
2.5. Técnicas de exercício da memória

Tópico 3: Motivação
3.1. Conceito de motivação
3.2. Tipos de motivação
3.3. Aplicação de motivação ao ambiente de trabalho
3.4. As metas e objetivos pessoais