DESIGNAÇÃO:
Literacia em Tecnologias de Informação e Comunicação Empresarial I
NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
ANO:
1º e 2º
COMPETÊNCIAS:
C1.- Capacidade de pesquisar, analisar e sintetizar informações que permitam o trabalho administrativo em diferentes ambientes de trabalho.
C2.- Capacidade de apresentar e defender, oralmente e / ou por escrito, questões ou questões relacionadas ao seu trabalho.
C3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior autonomia.
C4.- Capacidade de usar as TIC adequadamente em diferentes áreas da atividade profissional.
C9.- Capacidade de adquirir e manifestar as habilidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar com sucesso em equipes multiprofissionais.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
• Preparação de documentos do programa Microsoft Office (C1), (C2), (C3), (C4).
• Escrever e-mails (C1), (C2), (C3), (C4) e (C9).
• Pesquisa de informações na internet (C1), (C3), (C4).
• Preparação de um jornal (C1), (C2), (C3), (C4).
• Preparação de um blog (C1), (C2), (C3), (C4).
• Uso de diferentes suporte tecnológico (C3) e (C4).
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 40%
– Avaliação contínua: 40%
– Exame final: 20%
– Total: 100%
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
ITEM 1.- Microsoft Word
1.1. Identificação e uso da barra de ferramentas
1.2. Uso de comandos
1.3. Escrita de texto
1.4. Formatando um texto escrito do Microsoft Word
1.5. Inserção de tabelas
1.6. Inserindo imagens
ITEM 2.- Procurar informações na internet
2.1. O que é a internet e para que serve?
2.2. Buscas
2.3. Uso de informações
TEMA 3.- Criamos nossa própria página da web
3.1. O que é um blog?
3.2. Para que serve uma página web?
3.3. Tipos de páginas da web
3.4. Ferramentas para criar uma página da Web
TEMA 4.- Manuseio de comprimidos e telefones celulares
4.1. O tablet
4.2. Uso de aplicativos de celular
4.3. Escrevendo e-mails