DESIGNAÇÃO:
Organização empresarial
NÚMERO DE CRÉDITOS (min 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
ANO:
1º e 2º
COMPETÊNCIAS:
C 1.- Capacidade de pesquisar, analisar e sintetizar informações que permitam o trabalho administrativo em diferentes ambientes de trabalho.
C 2.- Capacidade de exibir e defender, oralmente e / ou por escrito, questões ou questões relacionadas ao seu trabalho.
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autônoma, o que lhes permite desenvolver as habilidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 4.- Capacidade de usar as TIC adequadamente em diferentes áreas da atividade profissional.
C 10.- Capacidade de acompanhamento e estabelecer sequências de trabalho em tarefas relacionadas ao gerenciamento e administração.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA OS QUE CORRESPONDEM:
Planejamento e gerenciamento do tempo através das tecnologias de informação e comunicação (C 3, C 4)
Atividades para organizar trabalho pessoal e de trabalho com base no tempo disponível (agenda, horários de trabalho …) (C 1, C 4, C 10)
Aprendizagem cooperativa trabalha para desenvolver a capacidade de resolver problemas e tomar decisões (C 3)
Representação de situações reais ou fictícias, a fim de desenvolver a capacidade de tomar decisões flexíveis e flexíveis de acordo com as situações. (C 1, C 2, C 3)
Seminários específicos e visitas relacionadas ao ambiente empresarial, a fim de promover a iniciativa eo espírito empreendedor. (C 3)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
– Participação na aula: 30%
– Avaliação contínua: 55%
– Exame final: 15%
– Total: 100%
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
ITEM 1. ORGANIZAÇÃO E DESEMPENHO DO TRABALHO.
1.1. Você falta tempo? análise da organização pessoal.
1.2. Organização pessoal na universidade e no ambiente de trabalho
a) Uso correto da agenda.
b) Corrigir a organização do material, arquivos e documentos.
1.3. Organização no local de trabalho.
a) Aprendizagem e uso de conceitos relacionados à organização pessoal e do trabalho: planejamento, programação, eficiência, eficácia …
b) Aprender diferentes ferramentas para alcançar maior eficiência no trabalho. Produtividade
ITEM 2. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA COMPANHIA
2.1. Descoberta e reflexão sobre o conceito de empresário, empresa e diferentes tipos de empresas.
2.2. Organização empresarial Gráfico de organização
A. Princípios e formas de organização
B. Organigramas
2.3. Aprender o conceito do departamento e os diferentes tipos de departamento.
2.4. Funções do pessoal da empresa.
ASSUNTO 3: O ARQUIVO DE NEGÓCIOS. ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL.
3.1. O arquivo nas empresas
3.2. Normas que regulam a conservação de documentos
• Os documentos podem ser destruídos?
3.3. Leis para o uso correto do arquivo.
3.4. Tipos de arquivo. De acordo com: localização, uso e material que é usado por arquivamento.
• Arquivo físico e virtual