DESIGNAÇÃO:
Qualidade de vida
NÚMERO DE CRÉDITOS (mín. 3 ECTS):
5
CARÁTER:
obrigatório
ANO:
1º
COMPETÊNCIAS
C 2.- Capacidade para apresentar e defender, oralmente e / ou por escrito, questões ou assuntos relacionados ao seu trabalho.
C 3.- Capacidade de aprendizagem contínua, autodirigida e autónoma, que permita desenvolver capacidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia.
C 4.- Capacidade de utilização adequadamente das TIC em diferentes áreas de atividade profissional.
C 5.- Capacidade para regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho.
C 6.- Capacidade para desenvolver diferentes atividades profissionais de acordo com princípios éticos e respeito aos direitos fundamentais.
C 8.- Capacidade para adquirir e manifestar as capacidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar e poder trabalhar com sucesso em equipas multiprofissionais.
C 10.- Capacidade para adquirir hábitos de vida saudáveis e compromissos relacionados como o cuidado do meio ambiente em diferentes ambientes de trabalho.
– Capacidade para analisar criticamente comportamentos de riscos na alimentação relacionando a alimentação com a prevenção e desenvolvimento de doenças crónicas.
– Capacidade para reconhecer a importância de adquirir hábitos saudáveis para o bem-estar e qualidade de vida (apesar da última ser muito parecida com esta, mas é mais orientada para o contexto de trabalho e esta UC tem uma dimensão necessariamente pessoal/individual com reflexo depois, também, nos contextos de trabalho).
ATIVIDADES FORMATIVAS E COMPETÊNCIAS:
• Exposição e defesa de ideias e opiniões pessoais (C2), (C3) e (C5)
• Analisar hábitos de vida pessoal (C3), (C5), (C6) e (C10)
• Desenvolver um trabalho cooperativo sobre alimentação e dieta (C2), (C3), (C4), (C5), (C6), (C8) e (C10)
SISTEMA DE AVALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO:
-Avaliação contínua: 60 % -Exame final: 40 %
-Total: 100%
PROGRAMA DA UC:
BLOCO I – BEM-ESTAR FÍSICO
TEMA 1.- Bem-estar
O que significa bem-estar? Como se pode alcançar? Conceito de saúde Tipos de defesas corporais e adquiridas. Hábitos saudáveis que reforçam nosso bem-estar e defesas: horas de sono, alimentação e desporto.
TEMA 2. – Dois pilares do bem-estar.
Fatores com influência no bem-estar: atividade física, alimentação, afetos e educação para a sexualidade, entre outros.
Bloco II – ALIMENTAÇÃO
TEMA 3. – Noções Básicas e Terminologia
A importância da comida: conceitos, termos e diferenças de alimentação e nutrição. Publicidade, consumo e outras barreiras educativas
TEMA 4. – Alimentos e seus componentes
Componentes de alimentos. Grupos de alimentos: Roda e pirâmide dos ali- mentos, e outras iniciativas.
TEMA 5. – Substâncias adicionadas a produtos alimentícios.
Quais são as substâncias adicionadas? Os aditivos alimentares. Os fortifica- dores de comida.